Imagine a cena de ver um gigantesco hotel caindo aos pedaços e abandonado no alto da montanha? Parece até filme de terror, mas não é, este enorme local é Hotel Mont Blanc.
Localizado a 172 km de São Paulo, o Hotel Mont Blanc foi muito famoso na década de 60 até anos 2000 e o intuito da construção do empreendimento foi lucrar com jogos de bingo além de poder lucrar com hospedagem, já que o Hotel era o único da cidade a ser considerado 5 estrelas.
Com tanta notoriedade e fama, também veio alguns escândalos deste gigante, continue acompanhando este artigo da Minha Pousada até o fim para entender mais sobre o que aconteceu com este hotel.
Como surgiu o Hotel Mont Blanc?
O Hotel Mont Blanc foi construído em 1953 em um padrão de alto nível no bairro mais nobre da cidade, o Alto do Capivari. A aparência é bem como um castelo medieval com uma área de aproximados 45.000 m².
Como era a estrutura do hotel?
Como fazia parte de uma estrutura colonial, o hotel-castelo contava com incríveis 94 suítes para abrigar um grande número de hóspedes. Sabemos bem que quarto para dormir por lá não faltava.
O luxuoso hotel contava com piscina e academia e para usufruir deste maravilhoso hotel, o hóspede precisava ir muito bem preparado pois algumas suítes tinham o valor de 6 mil a diária.
Qual foi o objetivo de ter construído o hotel?
Na década de 50 no Brasil era comum os jogos clandestinos mais conhecidos como bingo acontecerem. A expectativa da construção do empreendimento foi justamente atrair esse público que na época era enorme.
Ou seja, o objetivo principal do hotel era arrecadar com hóspedes que tinham a intenção de jogar, e como sabemos bem, jogos de azar só acabam quando a pessoa perde dinheiro ou desisti de tentar alcançar a vitória. Para o hotel era viável ter muitas acomodações pensando no conforto de hóspedes comuns e jogadores.
A relação do Mont Blanc com outros hotéis
Por sua grandiosidade e uma linda arquitetura europeia de outros hotéis da redondeza, o Mont Blanc costuma ser constantemente confundido com o Home Green Home e o Alto do Capivari. Contudo, apesar de as construções serem bem próximas, elas não estão relacionadas.
A dúvida que causa bastante estranheza, é justamente pelo fato dos 3 hotéis serem próximos e a arquitetura ter certa semelhança. Contudo, a relação entre os 3 é totalmente distinta.
Por que ficou abandonado?
Inúmeros boatos surgiram pelo fato do Hotel ter ficado abandonado desde 2004 até agora (2022). Alguns chegaram a dizer que foi má gestão dos donos que causou o abandono, outros por ele ser mal-assombrado e teve até falatório que ocasionou o fechamento por conta do falecimento do proprietário.
A história, na verdade, é muito mais simples do que parece. Foi determinado em 2011 pela justiça que o hotel fosse demolido completamente devido ao fato do mesmo ter sido construído em uma área de preservação em Campos do Jordão.
Estima-se que o tamanho da área de construção ‘’desmatada’’ é equivalente a 6 campos de futebol, isso explica a grandiosidade do local. Segundo o ministério público, o hotel tinha mais de 20 irregularidades, sendo elas: local construído no morro da serra, em nascente de água, entre outras não reveladas.
O que a cidade diz sobre a decisão do MP
A prefeita da época em que a justiça determinou a demolição, alegou que foi contra a decisão de demolir, pois isso poderia trazer prejuízos para cidade e a mesma não tem estrutura para disponibilizar milhões de reais com caminhões para retirar todos os entulhos e escombros da destruição.
Segunda a prefeita, além do prejuízo citado acima, por ser uma cidade turística, o fato de transitar com caminhões poderia atrapalhar os viajantes a usufruir da cidade. Lembrando que a principal arrecadação da cidade vem do turismo.
Histórias macabras que envolvem o Mont Blanc
Não é de agora que as pessoas, sendo ela os moradores ou visitantes, afirmarem que o Hotel é mal-assombrado. Alguns afirmam que escutam gritos e vozes, já outros dizem que vê vultos andando pelos corredores.
De uma coisa é certa: dificilmente surgirá um curioso para testar se a teoria está correta, né?
Como está o hotel atualmente?
Apesar da decisão da justiça em ter ordenado a demolição do hotel, o mesmo continua intacto atualmente. E claro, abandonado.
Veja outros hotéis abandonados

No Brasil pode até ser incomum de ser encontrado algum hotel com tamanha estrutura abandonado. Contudo, existem várias partes do mundo onde isso é comum de se ver, veja abaixo alguns:
Hotel Monte Palace – Portugal
Construído em meados dos anos 70, o principal objetivo deste hotel era atrair turistas para visitar as Ilhas de São Miguel, para isso, era disponibilizado 88 suítes com vista exclusiva para o Oceano.
Contudo, o luxuoso hotel parece não vingado os inúmeros investimentos feitos, então, com apenas 1 ano e 6 meses de funcionamento o hotel decretou falência por má administração e o resultado disso é ver como o mesmo está abandonado e acabado atualmente.
Hotel Igman – Bósnia
Construído na década de 80, o luxuoso Hotel Igman teve o objetivo de atrair mais e mais turistas, pois aconteceria em breve os jogos olímpicos de 1984. Para dar conta de tanta gente, o hotel tinha impressionantes 160 quartos e uma área de 5 mil m².
A história, no entanto, não teve um final feliz. No ano de 1993 o hotel foi devastado por um incêndio, tendo quase toda a estrutura comprometida, apesar do estrago é muito comum ver pessoas indo visitar para fotografar o local.
Grand Hotel – Croacia
Agora com uma construção um pouco mais antiga, em 1960 surge o Grande Hotel, o local era simplesmente gigantesco e atraia um grande número de hóspedes, mas o que era bom teve prazo para acabar!
Após 3 décadas de movimento, o local pegou fogo devido a um conflito de interesses e acabou tendo uma boa parte de sua estrutura destruída pelas chamas. Apesar disso, recebe vários turistas para verem o que sobrou dos escombros.
Saber um pouco sobre hotéis abandonados é bem interessante e para te deixar ainda mais informado, confira algumas das melhores curiosidades de Campos do Jordão clicando aqui.