Ser dono de uma pousada é um dos empreendimentos mais desafiadores do mercado. Estamos abertos ao ano todo, precisamos investir pesado em marketing para que as reservas sejam consistentes e temos de ser altamente criativos em nossa abordagem. Como resultado, às vezes ficamos sem saber o que fazer para melhorar a taxa de reservas da nossa pousada.
Por isso decidimos trazer algumas dicas incríveis para você aumentar as reservas na sua pousada. Não há receita pronta, mas existem algumas estratégias comprovadas que vão te dar uma base sólida para começar a melhorar as reservas da sua pousada.
A primeira coisa que você precisa fazer é revisitar ou criar o seu site da pousada. O seu site tem a função de ser um cartão de visitas online, portanto ele precisa ser bem feito e atraente para os clientes. Ele também precisa ter conteúdos relevantes sobre os serviços oferecidos na sua pousada e informações sobre como chegar lá e quais são as tarifas.
Outra boa estratégia é investir nos canais digitais de divulgação da sua pousada, como redes sociais, anúncios pagos no Google Adwords, etc. Se você não tem tempo nem experiência para gerir esses canais, considere contratar um profissional qualificado para cuidar disso por você! Além disso, certifique-se de que os clientes possam realizar reservas diretamente pelo seu site e/ou por meio dos canais digitais com facilidade!
5. Oferecendo serviços extras para seus hóspedes
Você é dono de uma pousada? Se sim, então você está no lugar certo. Uma das principais preocupações para quem tem um negócio no ramo de hospedagem é o número de reservas que ele recebe. Apesar de parecer algo simples, controlar as reservas da sua pousada vai muito além e demanda atenção e cuidados especiais.
Pensando nisso, separamos neste artigo as melhores dicas para aumentar as reservas da sua pousada e garantir que ela esteja sempre cheia! Então, continue lendo para descobrir como tornar suas acomodações mais atrativas para os turistas.
1. Por que reservas são importantes para sua pousada?
Ter um grande número de reservas é extremamente importante para uma pousada saudável, pois isso significa que ela está sendo bem-vista pelos turistas e provavelmente oferece ótimas acomodações. Com isso, o faturamento do estabelecimento aumenta, garantindo assim um lucro maior.
Além disso, quanto maior o número de reservas, melhor será a visibilidade da sua pousada. Isso porque os hóspedes costumam compartilhar suas experiências nas redes sociais e indicar a pousada para outras pessoas. Ou seja, as reservas têm um papel fundamental na divulgação do seu negócio.
2. Como atrair mais hóspedes?
Atrair mais hóspedes é uma tarefa desafiadora, mas não impossível! Para começar, você precisa ter em mente que o marketing é essencial para o sucesso da sua pousada. Investir em publicidades e campanhas nas redes sociais é uma boa forma de chamar a atenção dos turistas para as suas acomodações.
Além disso, é importante investir em experiências únicas para os hóspedes. Oferecer serviços extras como translado gratuito ou agendamento de tours diferenciados podem ajudar a tornar a sua pousada mais atrativa. Não esqueça também de incentivar os hóspedes a deixarem avaliações positivas sobre o seu estabelecimento: isso contribui muito para construir uma boa reputação online!
3. Gerenciando suas reservas online
Hoje em dia, cada vez mais viajantes buscam por serviços online para encontrar e fazer reservas de pousadas. Por isso, ter um site responsivo com informações relevantes sobre as suas acomodações é fundamental! Além disso, contratar um sistema de gerenciamento online das reservas da sua pousada é essencial para facilitar todo o processo.
Dessa forma, você consegue controlar todas as informações importantes sobre as reservas da sua pousada em apenas um lugar: datas dos check in e check out dos hóspedes, quantidade de diárias contratadas e valor total cobrado por cada reserva.
4. Avaliando o desempenho do seu negócio
Para saber se as mudanças implementadas nos últimos meses estão gerando resultados positivos para a sua pousada, você precisa monitorar regularmente o desempenho do seu negócio. Contabilizar quantidades de diárias vendidas e calcular taxas de ocupação são excelentes formas de medir se as alterações estão surtindo efeito.
Um recurso interessante que você pode usar para auxiliar nesse processo é a análise SWOT (Strengths – Forças, Weaknesses – Fraquezas, Opportunities – Oportunidades e Threats – Ameaças). Com ela você consegue identificar facilmente pontos fortes e fracos da sua pousada e trabalhar nos aspectos que precisam ser melhorados.
5. Oferecendo serviços extras para seus hóspedes
Oferecer serviços extras com preços baixos ou mesmo gratuitos é uma ótima maneira de tornar a sua pousada mais atrativa. Por exemplo: compras antecipadas com descontos exclusivos; refeições servidas no local; translado gratuito; tour guiado na região; entre outros serviços extras.
Esses pequenos detalhes somados às ótimas avaliações dos antigos hóspedes são fundamentais para cativar novos turistas e conquistar mais reservas! Assim sendo, use todas essas dicas à seu favor e tenha certeza que os quartos da sua pousada estarão sempre lotados!
Aumente as reservas da sua pousada com estas dicas!
Para os especialistas, aumentar as reservas da sua pousada é muito mais do que simplesmente divulgar na internet. É necessário saber quais são as principais técnicas para atrair clientes e, assim, aumentar o número de reservas.
Estudos científicos realizados por autores como Dennis Adkins, em seu livro “Marketing para hotéis: Como obter mais reservas”, apontam algumas dicas para que você possa aumentar as reservas da sua pousada.
Uma delas é o uso de plataformas de marketing digital, como o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Esses meios permitem que você segmente seu público-alvo e ofereça conteúdos específicos para cada um deles. Além disso, é importante ter um site responsivo e adequado às necessidades do seu negócio.
Outra dica é oferecer serviços extras aos hóspedes durante a estadia, como café da manhã incluso na diária; descontos em outros estabelecimentos próximos; entre outras vantagens que tornem a experiência do hóspede única e memorável. Isso fará com que ele volte novamente à sua pousada e indique para outras pessoas.
Dúvidas dos Leitores:
1. O que eu preciso saber para aumentar a reserva da minha pousada?
R: Para aumentar a reserva da sua pousada, você precisa ter em mente que o marketing é fundamental! Além disso, é importante se destacar no meio da concorrência oferecendo serviços diferenciados, investindo em tecnologia, criando estratégias de preços eficientes e muito mais.
2. Quais as melhores estratégias de marketing para uma pousada?
R: Uma das melhores estratégias de marketing para uma pousada é investir em mídias sociais. Utilizando essas ferramentas, você pode divulgar promoções, criar conteúdos interessantes e atrair mais clientes. Além disso, também é importante apostar em publicidade online, SEO, campanhas de e-mail marketing e anúncios pagos.
3. Quais são os principais benefícios de se investir em tecnologia para um hotel?
R: Investir em tecnologia para um hotel traz diversos benefícios. Entre eles estão a possibilidade de melhorar o atendimento ao hóspede, além de permitir que você ofereça serviços personalizados e diferenciados que podem impactar positivamente nas reservas da sua pousada.
4. Como criar estratégias de preços eficientes?
R: Para criar estratégias de preços eficientes para a sua pousada é importante considerar fatores como demanda sazonal, nível de serviço oferecido e concorrência. Assim, você consegue encontrar um equilíbrio entre preço e rentabilidade do seu negócio.
Curiosidades:
1. Ofereça descontos para reservas antecipadas. Um dos segredos para aumentar as reservas é incentivar os hóspedes a fazê-lo com antecedência. Se você oferecer descontos ou vantagens especiais para quem reservar antes, mais pessoas serão atraídas à sua pousada.
2. Promova os seus serviços na Internet. Estamos no século 21, então é importante que sua pousada possua presença na Internet e nas redes sociais. Esse tipo de publicidade é essencial para alcançar novos clientes e reter os existentes.
3. Divulgue a localização da sua pousada nos meios de transporte locais. A melhor forma de divulgar a localização da sua pousada é nos meios de transporte locais, como ônibus, trens e metrôs. Isso garantirá que as pessoas saibam onde encontrar a sua hospedaria quando estiverem viajando ou procurando um lugar para ficar em uma viagem curta.
4. Ofereça pacotes promocionais exclusivos. Oferecer pacotes promocionais exclusivos com descontos especiais para determinados períodos do ano é uma maneira eficaz de atrair novos hóspedes à sua pousada e incentivá-los a reservarem com antecedência.
5. Crie parcerias com outros estabelecimentos próximos à sua pousada e ofereça descontos em conjunto. Parcerias com restaurantes, lojas, parques temáticos etc., podem trazer grandes benefícios à sua hospedaria, pois permitem que você combine serviços diferentes para criar pacotes promocionais interessantes para atrair um maior número de hóspedes
Dicas | Descrição |
---|---|
Crie um site | Crie um site profissional para a sua pousada para aumentar a visibilidade e as reservas. |
Utilize as redes sociais | Crie contas nas principais redes sociais e utilize-as para divulgar a sua pousada e promover ofertas especiais. |
Anuncie online | Anuncie a sua pousada em plataformas de anúncios online e em sites de reservas de hospedagem. |
Ofereça descontos | Ofereça descontos especiais para quem reservar diretamente com a sua pousada. |
Crie uma lista de e-mails | Crie uma lista de e-mails para enviar ofertas e novidades sobre a sua pousada. |